Morte de Ariano aquece venda de moda praia com estampa armorial

Por Pedro Diniz

A morte do escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), autor da peça teatral “Auto da Compadecida” (1955) e do “Romance d’A Pedra do Reino” (1958), aqueceu as vendas de uma grife recifense de moda praia.

Segundo a marca Rush Praia, desde a semana passada houve um aumento de 20% na procura por maiôs, sungas, biquínis e saídas de banho estampados com uma versão de um desenho criado por Suassuna.

“Ainda não temos o número exato de peças vendidas, mas sabemos que a estampa já é a terceira mais pedida pelos clientes”, afirma Catherine Vasconcelos, 27, sócia e responsável pela equipe de estilo da etiqueta.

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A ilustração, desenvolvida em parceria com o escritor, faz referência a uma iluminografia exposta na fachada da casa que Ariano dividia com a mulher, na zona norte do Recife.

Elementos da arte medieval, comuns à estética iluminográfica e fartamente explorados nas obras de Ariano, foram reeditados pela Rush para uma coleção, lançada no fim do 2013, em homenagem ao Estado de Pernambuco.

“Conhecia uma das netas de Ariano e, por meio dela, marquei três reuniões com ele em agosto do ano passado. Discutimos como seria o processo de confecção das peças e qual desenho seria adaptado”, explica Vasconcelos.

Ariano só teria aceitado participar do projeto, segundo a empresária, porque todos as peças foram criadas e confeccionadas em Pernambuco.

“Ele estendia para a vida pessoal seu orgulho pelas raízes da cultura popular. Todas roupas que usava, a maioria de linho, eram produzidas aqui.”

Além da estampa Ariano, a Rush Praia também lançou roupas de banho com desenhos  de cestaria, azulejos portugueses e ilustrações que reverenciam a cidade de Olinda e o arquipélago de Fernando de Noronha. As peças têm preço médio de R$ 120.

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