Festival de ‘filmes fashion’ testa formatos de publicidade no cinema

Por Folha

Uma sereia enjoada do mar e preocupada em manter intacta sua beleza é resgatada  por um marujo bem vestido. Em uma oficina vintage, o homem tira a cauda de peixe da sua amada e a presenteia com pernas.

O início do curta “Kiss of a Siren” (ou “Beijo de uma Sereia”), dos americanos Miguel Gauthier e Viktorija Pashuta, poderia prenunciar um pastelão cinematográfico se o propósito não fosse vender uma linha de chapinhas produzida por uma marca de produtos para cabelos.

Exibido semana passada no Festival Internacional de Fashion Film de La Jolla, que acontece anualmente na Califórnia (EUA) e premia produções dos chamados filmes fashion, o curta levou os prêmios de melhor filme e melhor figurino deste ano.

Editados em linguagem de videoclipe, os filmes fashion surgiram há cerca de oito anos como extensão dos editoriais de moda das revistas e nos projetos de graduação dos estudantes de cinema.

Num momento em que Hollywood coroa o uso do “product placement”, tipo de propaganda embutida nos longas, os vencedores desta edição do festival americano testaram novos formatos de publicidade no cinema.

Além de “Kiss of a Siren”, outro exemplo de experimento bem-sucedido é “Un Largo Camino” (em tradução livre, “Um Longo Caminho”), filme que levou o prêmio de melhor fotografia.

No curta do cineasta espanhol Manuel Portillo, o espectador só descobre a ideia por trás da história de um casal e sua obsessão por um par de sapatos quando o nome de uma grife espanhola de acessórios aparece nos créditos finais.

Embora a maioria dos curtas tenha um viés mercadológico, os filmes fashion costumam se diferenciar de uma peça publicitária comum, segundo o diretor do festival de La Jolla, Fred Sweet, devido ao “fator emocional” do roteiro.

A propaganda, para ele, vende um produto em seu sentido utilitário, já esses filmes, mesmo quando patrocinados por grifes, tentam “despertar no espectador o que a marca faz ele sentir”.

“Essas produções potencializam o uso de ferramentas como a fotografia, a maquiagem, o figurino e tudo o que diz respeito à beleza cinematográfica. Por isso, são chamadas de ‘fashion’”, explica Sweet.

 

Assista outros filmes exibidos no Festival Internacional de Fashion Film de La Jolla 2014.

“FARAWAY”, de André Hora e Daniel Edmundson

“K WOMAN”, de Hunter and Gatti

“SHADOWS”, de Nadav Kander