A parceria entre a feira têxtil francesa Première Vision e a São Paulo Fashion Week trará de volta um salão de negócios para o calendário paulistano de desfiles. A ideia da Luminosidade, dona das temporadas de moda no Rio e em São Paulo, e da empresa Première Vision Pluriel beneficia ambos os lados.
Enquanto a feira atrairá mais visitantes devido ao transporte gratuito entre os dois eventos, a SPFW fincará os dois pés na plataforma de inovação têxtil mais importante do mundo – isso, vale lembrar, depois de descontinuar bolsões de negócios como o Salão de Moda e Design, de 2004, e o Salão Design São Paulo, de 2011.
O namoro entre as duas marcas parece ser o primeiro passo concreto e articulado da campanha Amo Moda Amo Brasil, lançada pela Luminosidade há dois meses com o intuito de juntar os elos da cadeia têxtil brasileira para alavancar os negócios e a imagem do vestuário nacional.
Outro ponto importante dessa união entre os dois eventos é a mudança no formato da Première Vision São Paulo, que excluirá datas na nomenclatura das suas temporadas. Ou seja, não haverá mais outono-inverno 2015 ou primavera-verão 2016, apenas outono-inverno ou primavera-verão.
Essa readequação faz com que as novidades apresentadas na feira pelos designers e indústrias de tecidos nacionais não fiquem engessadas num período de um ano.
Trocando em miúdos, marcas menores que não conseguem acompanhar as trocas de estação com a rapidez de uma grande rede varejista poderão comprar tecidos e aviamentos sem o peso na consciência de estar oferecendo algo velho para o cliente.
Por coincidência ou não, a lógica do fim das estações no varejo de moda brasileiro foi defendida pelo fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, na entrevista que concedeu à Folha pouco antes da última São Paulo Fashion Week, em março deste ano.
O empresário, aliás, deverá abrir a programação da série de workshops Week-end Textile Première Vision, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, na sede da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Nesse evento de capacitação, criado no Brasil e reproduzido nas edições internacionais da Première Vision, os estilistas portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, da grife Marques Almeida, e a designer finlandesa Satu Maaranen irão falar sobre jeans e impressão digital em seda.