Quando Gisele Bündchen tirou a roupa para a marca brasileira de lingerie Hope, em 2011, foi a estilista Andréa Morales, 43, quem não deixou a top ficar completamente nua.
Designer da Forum Lingerie e ex-estilista das calcinhas e dos sutiãs “assinados” por Gisele e do “underwear” da grife Rosa Chá, a guru da moda íntima está com as duas mãos e parte do bolso nas ceroulas, nos roupões e nas cuecas pichadas da grife Underbrazil, marca do skatista Rafael Costa K. que ganhará uma loja virtual no próximo mês.
Assim como a Hope abriu em Paris (França) a primeira loja própria da Gisele Bündchen Intimates, Morales também escolheu a cidade como sede do primeiro ponto próprio da sua nova empreitada, que tem criação colaborativa entre tatuadores, grafiteiros e modelos.
A aposta é alta e arriscada. Além de lançar peças íntimas de até R$ 139, a Underbrazil quer concorrer com gigantes como a americana Calvin Klein e a italiana Diesel, referências de estilo para os jovens brasileiros que consomem cuecas premium.
O trunfo dos donos da grife são as roupas de baixo, em versões feminina e masculina, feitas com estampas de onça, padrões coloridos e opções de modelagem ajustada. Tudo dentro do conceito de “underground” chique defendido pelos sócios da marca.
A escolha de abrir uma loja na capital francesa e não no Brasil tem fundamento. Segundo Andréa Morales, além de os europeus quererem consumir cada vez mais a moda íntima brasileira, a cidade é a maior lançadora de tendências do mercado de lingerie.
“Qualquer calcinha estampada e um pouco mais fina os europeus perguntam logo ao vendedor se é brasileira. Na maioria das vezes não é, e, mesmo assim, compram pela semelhança”, afirma a empresária.
Ela diz que, quando se trata de moda íntima, as marcas nacionais não estão dispostas a criar nada que fuja dos tradicionais branco, preto e cores claras aplicadas em peças de algodão.
“O mercado de ‘underwear’ brasileiro está engessado e com medo de lançar produtos diferentes. Não há espaço para inovação porque ninguém pode errar nas contas e todos acabam optando pelo produto mais seguro”, diz. E acrescenta: “É um misto de medo e conformismo.”
Confira o ‘making of’ da campanha da grife Underbrazil com os modelos Mateus Verdelho, Diego Fragoso e Jimmy Q..