Enviado especial a Nova York
O calor que fez em Nova York neste primeiro dia de semana de moda serviu quase como complemento do desfile da Nicholas K., marca que abriu a temporada americana de verão 2015 com uma coleção inspirada no deserto do Saara.
Enquanto o termômetro próximo ao Lincoln Center, onde ocorrem os desfiles, marcava 32 graus, a grife dos irmãos Nicholas e Christopher Kunz desfilava releituras da indumentária dos nômades que vagam pelo deserto.
Tons de caqui, areia e musgo foram aplicados em vestidos soltos do corpo, feitos com materiais leves para compensar a cartela algo sombria para um verão.
A paisagem árida, base para a grife Nicholas K., é a mesma que define a coleção da grife BCBG Max Azria.
Em vez do deserto africano, foi nas garotas e na paisagem da Califórnia que o casal de estilistas Lubov e Max Azria tirou as referências usadas nas peças.
O estilo “ladylike”, traduzido em vestidos transparentes na altura da panturrilha e arrematados com laços e drapeados, surge pouco a pouco na passarela.
As modelos desfilaram tons áridos, conjuntos brancos e azuis, em uma cartela quase monocromática se não fossem as estampas pontuais aplicadas nas barras das saias.
Cores adocicadas também foram escolhas do estilista britânico Stuart Vivers, que, em sua segunda coleção para a grife de acessórios Coach, criou casacos, saias e blusas em parceria com o ilustrador californiano Gary Baseman.
Os “animal prints”, estampados como se a tinta derretesse na roupa, lembravam as obras do artista plástico francês Zevs, que joga tinta nos logos de marcas famosas para criticar o consumo de moda.
A Califórnia também aparece como pano de fundo neste desfile da Coach. Um painel gigante com uma foto de uma estrada do Estado americano foi posicionado atrás da passarela.
O recado é claro: vários estilistas querem recuperar o teor patriótico da moda americana que foi perdido nas estações anteriores, quando as referências aos países asiáticos e europeus dominavam as coleções.
Vale lembrar, o estilista americano Tommy Hilfiger pescou nos festivas de música, típicos da Califórnia, o conceito de sua coleção que será desfilada na próxima segunda-feira (8).