Jean Paul Gaultier diz adeus a Paris em desfile apoteótico

Por Pedro Diniz

ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Se antes do fim passa um filme da vida na nossa cabeça, foi assim que Jean Paul Gaultier quis que acontecesse, neste sábado (27), com seu último desfile de prêt-à-porter em Paris, o mais disputado desta temporada de verão 2015.

O lendário cinema Grand Rex, construído em 1931, foi o lugar escolhido pelo “l’enfant terrible” da moda francesa para apresentar seu “concurso de miss”. Centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao local para tentar uma vaga no show de looks cujo estilo reverenciava a carreira do estilista.

Na entrada os convidados recebiam pipoca para assistir ao espetáculo. As projeções na tela exibiam as personalidades e imagens marcantes da trajetória de Gaultier. As imagens eram pano de fundo para o cenário majestoso, montado como um verdadeiro concurso, com direito a locução e uma escada no meio do palco na qual as modelos se posicionavam.

Ao som de “Vogue”, de Madonna (para quem Gaultier criou o sutiã cônico da turnê Blonde Ambition, de 1990), “Kiss”, de Prince, e “La Vie em Rose”, de Edith Piaf, as modelos passeavam como ícones de cada momento da sua carreira.

Havia a Miss Marinheira, referência ao navy, aqueles padrões listrados azul e branco clássicos de Gaultier; a Miss Smoking, alusão ao visual andrógino da sua alfaiataria; a Miss Editora de Moda, um agradecimento às diretoras de redação que fizeram parte da sua trajetória; e outras tantas como Miss Vintage, Miss Luta Livre, Miss Tour de France. Não havia miss suficiente para dar conta de tantas criações.

“Bem Vindo à Eleição da Miss Jean Pau Gaultier 2015”, dizia o cartaz deixado nas cadeiras. Ninguém ali, claro, queria ver roupas. Assim como em todos os desfiles anteriores de Gaultier, o espetáculo e a ideia de quebrar padrões valia mais do que qualquer tendência.

Todos os grandes editores de moda, como Carine Roitfeld, Anna Wintour, Grace Coddington e Suzy Menkes, e também estilistas badalados, de Alexander Wang (Balenciaga) e Alber Elbaz (Lanvin) a Anthony Vaccarello e Jeremy Scott, estavam ali para homenagear os quase 40 anos de história do amigo.

No fim do “concurso” de beleza, a top Coco Rocha saiu eleita a Miss Jean Paul Gaultier e todos dançaram. Sob uma chuva de papel dourado, o estilista, ovacionado pela plateia, deu fim a uma era na moda francesa.

Veja fotos:

X