John Galliano voltará à moda como diretor da Maison Martin Margiela

Por Pedro Diniz

A semana de moda de Paris terminou há cinco dias mas a maior notícia desta temporada foi dada na manhã desta segunda-feira (6). O estilista francês John Galliano, 53, demitido da Dior em 2011 após declarações antissemitas, voltará à criação de moda como novo diretor criativo da grife francesa Maison Martin Margiela.

O anúncio oficial da entrada do estilista deverá ser feito em algumas horas pelo grupo italiano OTB, do empresário Renzo Rosso. Fundador da Diesel e proprietário da Maison Martin Margiela, Rosso afirmou ao site WWD, referindo-se a Galliano, que a “[grife] Margiela está pronta para uma nova alma criativa e carismática”.

“John Galliano é um dos maiores, indiscutíveis talentos de todos os tempos — um único, excepcional costureiro para uma maison que sempre desafiou e inovou o mundo da moda. Eu espero ansiosamente pelo seu retorno para criar aquele sonho fashion que só ele pode criar, e desejo que ele encontre aqui sua nova casa”, diz Rosso.

Recluso após passar por uma clínica de reabilitação psiquiátrica, Galliano deverá apresentar sua primeira coleção para grife em janeiro, na semana de alta-costura de Paris.

Ele comandará também as coleções de prêt-à-porter feminina e masculina da Maison Martin Margiela, que nunca teve um estilista apresentado oficialmente após a saída repentina do seu fundador, o belga Martin Margiela, em 2008.

A entrada de Galliano na grife, uma notícia e tanto por si só, representa também uma quebra histórica para a Maison Martin Margiela. A discrição de Margiela, conhecido por nunca aparecer em fotos e nunca ter dado entrevistas na vida, foi seguida à risca pela marca, que creditava a assinatura das coleções à equipe de pupilos do estilista.

Uma das poucas vezes que algum designer da marca falou à imprensa foi no Brasil, em 2012, numa exposição da MMM em São Paulo. O argentino Eduardo Dente concedeu entrevistas a alguns veículos, inclusive a Folha, sobre a coleção de móveis da Maison Martin Margiela.

Galliano, uma das maiores celebridades da moda e famoso pelo estilo extravagante (seu e de suas coleções), dará novo rumo ao minimalismo da marca, tida como umas das mais vanguardistas e originais da programação da semana de moda de Paris.