Estilista mostra pênis de modelos na passarela para debater sexismo

Por Pedro Diniz

Nesta temporada internacional de moda masculina os estilistas parecem estar mesmo dispostos a debater a relação entre os gêneros.

Tema de diversas coleções, como a da Prada e a da Gucci, os limites entre masculino e feminino foram o mote do desfile do estilista americano Rick Owens, na noite desta quinta (22), durante a semana de moda de Paris, que mostrou na passarela partes das genitais de cinco modelos.

O outono-inverno 2015/2016 de Owes foi intutulado de “Esfínge”, segue a linha de raciocínio das últimas coleções do estilista, com assimetria, túnicas, muito preto e proporções maximizadas, e passaria quase despercebida se as fendas frontais das túnicas não revelassem o sexo dos homens.

X

Ao colocar os modelos em trajes andróginos de inspiração militar e desfilando a própria pele, o estilista explora o tabu da nudez masculina e faz uma crítica velada à exposição do corpo da mulher na moda.

Owens questiona: por que seria mais aceitável mostrar mulheres usando fendas até a virilha e explorar do corpo feminino na indústria do entretenimento do que os homens mostrarem mais pele?

É claro que, com esse desfile, o estilista não propõe aos homens saírem por aí mostrando os atributos, mas uma relevante reflexão sobre os pudores e o sexismo contemporâneo.

Os convidados do desfile demoraram para perceber o detalhe e, segundo disse um modelo ao jornal inglês “The Guardian”, nenhum dos modelos convocados para a prova de roupas se sentiu acuado com a ideia de Owens.