A visita de três blogueiros de moda a uma fábrica de roupas no Camboja virou mote de um reality show online produzido pelo jornal norueguês “Aftenpost”, primeiro diário europeu a produzir conteúdo especial sobre trabalho escravo na moda após o projeto de conscientização “O Custo Mortal da Moda”, apoiado pelo americano “The New York Times”.
Em cinco episódios, “Sweatshop – Moda Mortal” mostra a viagem dos jovens sob a ótica da culpa ocidental pelas condições degradantes às quais os trabalhadores asiáticos são submetidos nas indústrias da capital Phnom Phen.
Se no primeiro episódio o trio se gaba dos milhares de reais gastos numa ida ao shopping e se orgulha do closet recheado de grifes, na sequência, o diretor Joakim Kleven faz com que se depare com a realidade por trás das etiquetas.
Depois de penarem numa Sweatshop, tipo de fábrica que paga salários baixos e mantém carga horária exaustiva, e dormirem na casa de uma jovem trabalhadora local, Anniken Jørgensen, Frida Ottesen e Ludvig Hambro mudam sua percepção sobre a moda, com direito a choro e redenção.
Na página do jornal é possível assistir a série com legendas em inglês.