Calendário Pirelli 2016 será fotografado por Annie Leibovitz

Por Pedro Diniz

Uma das mais prestigiadas retratistas do mercado editorial norte-americano, a fotógrafa Annie Leibovitz, 65, irá produzir o calendário Pirelli 2016.

É a segunda vez que a americana assina a publicação, lançada todos os anos pela marca italiana de pneus e conhecida na indústria da moda por reunir belas imagens e um time estrelado de modelos nuas em suas 12 páginas. Em 2000, a fotógrafa retratou detalhes de corpos femininos sob luz difusa.

Imagem do calendário Pirelli 2000, clicado pela fotógrafa americana Annie Leibovitz. Ela assinará a edição 2016 da publicação. Crédito: Divulgação Pirelli
Imagem do calendário Pirelli 2000, de autoria da fotógrafa americana Annie Leibovitz. Ela assinará a edição 2016 da publicação. Crédito: Divulgação Pirelli

O calendário Pirelli 2016 serão produzidas no estúdio de Leibovitz no bairro de Meatpacking, em Nova York (EUA), e lançado no próximo semestre.

Nem os nomes das modelos nem o tema desta edição foram divulgados, mas a escolha pela fotógrafa, conhecida por retratar poses glamorosas e intimistas, denota um passo para trás na estética sexy-fashion-fetichista de edições recentes do calendário, como as assinadas pelo alemão Karl Lagerfeld (2011), pelo italiano Mario Sorrenti (2012) e pelo americano Steven Meisel (2015).

X

Uma das fotos mais famosas clicadas por Leibovitz, responsável pela maioria das capas da revista “Vanity Fair”, é a do músico John Lennon completamente nu abraçado à sua mulher, Yoko Ono.

Capa da edição da revista "Rolling Stone" americana de 22 de janeiro de 1981, que mostra o músico John Lennon abraçando sua mulher, a artista plástica Yoko Ono. Reprodução "Rolling Stone"
Capa da edição da revista “Rolling Stone” americana de 22 de janeiro de 1981, que mostra o músico John Lennon abraçando sua mulher, a artista plástica Yoko Ono. Reprodução “Rolling Stone”

A imagem foi publicada em 1980 na capa da revista “Rolling Stone”, cuja edição foi eleita pela Sociedade Americana de Editores de Revistas, em 2005, a “melhor capa dos últimos 40 anos”.