Enviado especial a Florença
Maior feira de artigos masculinos do mundo, a Pitti Uomo terminou na última sexta-feira (19), em Florença, na Itália, exibindo as apostas dos homens e das grifes europeias para um guarda-roupa casual.
Berço de grifes como Gucci, Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci, a cidade recebe, durante o evento semestral, mais de 20 mil compradores de todos as partes do mundo.
Veja cinco imagens do que rolou na edição de verão 2016 da feira e, assim, entenda o que logo será visto nas araras das redes varejistas brasileiras.
POLÊMICA DE ESTILO — A calça branca com barra dobrada na altura do tornozelo foi a escolha da maioria dos homens que transitaram pela 88ª Pitti Uomo, em Florença (Itália), na semana passada. Combinada com gravatas e paletós de diversas cores, a peça, que por muito tempo foi considerada de mau gosto pelos homens, cai bem com qualquer tipo de calçado.
ESPORTE GRÁFICO — O look esportivo, visual saído dos campos de futebol, dos ringues de luta e das arenas esportivas, ganha cara nova quando mesclado ao xadrez e às cores fluorescentes. Esta combinação de shorts e paletó da parceria entre a grife Lardini e o estilista americano Nick Wooster fez sucesso entre os compradores da Pitti Uomo. Aliás, vale conhecer o trabalho de Wooster, que aos 56 anos é referência de estilo para os jovens do hemisfério Norte por seus looks inusitados, que misturam elementos do guarda-roupa clássico com peças modernas.
TEXTURA NO COURO — Florença tem um dos melhores couros do mundo e é lá onde são produzidos os sapatos e bolsas de grifes como Dior, Louis Vuitton e Prada. A tradição do curtume fez nascer uma geração de designers especialistas no manejo do material. O holandês Louis Leeman mostrou em evento fechado a nova coleção de sapatos de sua marca homônima que mistura técnicas de aplicação de couro, metal e corda numa mesma peça. Em Florença, os italianos lotam a multimarcas LuisaViaRoma em busca dos modelos oxford, “loafer” e “sneaker” criados pelo designer de acessórios.
MISTURA DE PADRÕES— A máxima fashionista de que o certo seria combinar o mesmo padrão gráfico no paletó e na calça caiu por terra. A aposta para o verão 2016 dos maiores varejistas europeus é misturar listras coloridas, xadrez, quadriculados e texturas num mesmo look. O “navy” (mistura de azul e branco) ainda é a escolha cromática mais comum, mas os homens italianos também optam pelo amarelo e pelo verde quando combinam as cores dos costumes.
GÊNERO INDEFINIDO — A Folha já tocou no assunto da mistura de gêneros na moda, tema de especial recente encartado no jornal. Paulatinamente, grifes italianas como Gucci, Prada e Emilio Pucci apostam forte nessa onda de um guarda-roupa sem gênero. A Pucci aproveitou a feira Pitti Uomo para apresentar uma coleção cápsula do seu novo estilista, Massimo Giorgetti, uma espécie de prévia do que ele apresentará nas próximas coleções da marca. Mulheres de peças de alfaiataria descoladas do corpo, mistura de estampas no guarda-roupa masulino e cor, muita cor, fazem parte do novo repertório da marca, que deixa de lado o viés sexy do seu antigo diretor criativo, Peter Dundas.
Do Instagram @ilustradanamoda:
A Moschino aproveitou a 88ª Pitti Uomo para apresentar a coleção masculina do estilista Jeremy Scott. O designer americano é o maior nome da vertente “fun” na moda (visual colorido com inspiração nos excessos da moda dos anos 1980) e reconstruiu arquétipos de masculinidade do homem italiano aplicando elementos esportivos, principalmente da Fórmula 1. A modalidade é uma das mais importantes do país ao lado do futebol. Veja o desfile: