Modelo ‘manda’ matar Angela Merkel em desfile (ou não?)

Por Pedro Diniz

O desfile de verão 2016 do estilista Rick Owens, realizado nesta quinta-feira (25), durante a semana de moda masculina de Paris, “matou” a chanceler alemã, Angela Merkel.

Sem avisar ao designer, um modelo, identificado apenas como Jera, entrou na passarela empunhando um pedaço de tecido com o escrito “Please Kill Angela Merkel Not”, algo como “Por favor, matem Angela Merkel – Não”.

Sem avisar, modelo protesta contra Angela Merkel durante desfile do estilista Rick Owens, em Paris. Crédito:Kamil Zihnioglu/AP
Sem avisar, modelo protesta contra Angela Merkel durante desfile do estilista Rick Owens, em Paris. Crédito:Kamil Zihnioglu/AP

Irritado com a “surpresa” do modelo, Owens disse ao site americano WWD que o socou nos bastidores do desfile. “Ele [Jera] é uma porra de modelo louco e trapaceiro que eu soquei quando voltou [aos bastidores]. Por favor, diga que o soquei”, disse o estilista.

O modelo ainda não se posicionou nem sobre os motivos que o levaram a protestar nem sobre o significado ambíguo da mensagem, já que o “não” do fim pode ser lido como um apoio à chanceler.

Ao site da revista “i-D”, Owens explicou que “Jera é uma espécie de muso há cerca de 12 anos” e que, por isso, teria se sentido confortável para passar o recado. “A ironia é que a coleção era sobre agressão masculina e protestos”, afirmou.

Destaque da temporada de desfiles no hemisfério Norte, Owens é americano e ficou famoso pelo teor sarcástico de suas coleções e por chocar os espectadores com perfomances sobre racismo, preconceito e identidade de gênero.

Na última apresentação de sua marca homônima, em janeiro deste ano, vários modelos desfilaram mostrando partes da genitália. A ideia de Owens era se manifestar contra o machismo embutido na erotização da imagem feminina e questionar por que isso não acontece com os homens.

X