O desfile de verão 2016 da grife francesa Givenchy, joia da programação da semana de moda de Paris, não será realizado na capital francesa em outubro deste ano. A marca anunciou nesta semana que a apresentação está marcada para o dia 11 de setembro, em Nova York, e que a direção de arte será da artista performática sérvia, Marina Abramovic.
Tendo em vista as últimas apresentações da Givenchy, com referências a conflitos religiosos e étnicos, o desfile já é o mais aguardado da semana de moda de Nova York, que começa em 10 de setembro e termina no dia 17 do mesmo mês.
Diretor criativo da Givenchy, Riccardo Tsici disse ao portal de notícias WWD que o desfile “será uma celebração do amor e da família”, já que ocorre no dia em que os ataques terroristas às torres gêmeas completam 14 anos.
No ano passado, a Hugo Boss armou um desfile no novo complexo Worl Trade Center, um dia antes do aniversário de 13 anos dos atentados. As roupas faziam referências à efeméride.
Tisci adiantou à Folha que Abramovic também prepara, em parceria com ele, “um projeto de educação e cultura” com crianças das favelas do Rio. A moda será um dos pilares desse projeto, patrocinado pela dupla e que deverá ser executado em 2016, após as Olimpíadas do Rio e à data de inauguração de uma pop-up store da marca em São Paulo.
“Serão dois projetos, um meu, que farei sozinho, e um outro que estamos formatando com outras personalidades. A ideia é celebrar e dar esperança para as pessoas por meio desses projetos. Marina [Abramovic] tem uma preocupação em educar as pessoas com sua arte”, diz o estilista, sem dar muitos detalhes sobre as ações.