APCA cria setor de moda e premiará melhores do ano

Por Pedro Diniz

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) criou neste mês um setor de moda, o 12º na lista de expressões artísticas reconhecidas pela instituição. Gerenciado pela jornalista Renata Bonvino, o novo núcleo premiará os melhores de 2015 em sete categorias, que foram definidas na última quinta-feira (27).

Em outubro, serão anunciados os indicados a melhor coleção, estilista do ano, revelação em moda, beleza, styling e ensaio de moda. Além desses prêmios, será concedido o “grande prêmio da crítica”, criado para reconhecer o conjunto da obra de algum profissional ligado à indústria fashion brasileira.

Cada categoria competitiva terá três finalistas escolhidos por um júri formado por Bonvino, este colunista, o jornalista Marcio Banfi e as jornalistas Camila Yahn (editora do portal FFW), Vivian Whiteman e Erika Palomino. As duas últimas, aliás, são ex-editoras de moda da Folha.

Os vencedores serão anunciados numa cerimônia de premiação que deve ocorrer em abril de 2016, junto à entrega dos troféus dos segmentos de arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.

A inclusão do setor de moda na festa do próximo ano coincidirá com o aniversário de 60 anos da APCA, que passa a ser a única instituição sem fins lucrativos e sem apoio de empresas de moda a reconhecer e premiar o trabalho dos profissionais de moda brasileiros.