Marca brasileira dos 1970 volta ao mercado com calça de tamanho único

Por Pedro Diniz

Embora as projeções para a economia deste ano não sejam nada animadoras e o setor de vestuário amargue uma expressiva retração — só em São Paulo, a indústria diminui a produção de roupas em 40% — uma marca brasileira que foi ícone dos anos 1970 resolveu voltar ao mercado levando às araras um produto de eficácia controversa, mas que desperta interesse pela utilidade.

A paulista Staroup Jeans, que nos anos 1980 era uma das maiores produtoras de jeans do país, lançou uma calça que vestiria uma pessoa do tamanho 36 ao 44. O jeans, desenvolvido pela tecelagem Canatiba, é similar ao usado por marcas de Portugal e, segundo a Staroup, não tem sua modelagem deformada nem com o uso contínuo nem com a lavagem.

Chamada de “one size fits most” (um tamanho veste mais), a calça jeans é a grande aposta da etiqueta para recuperar o prestígio perdido após cair no esquecimento em meados dos anos 1990.

Modelo de calça "One size fits most", da Staroup. Segundo a marca, um único jeans veste dos tamanhos 36 ao 44. Crédito: Divulgação
Modelo de calça “one size fits most”, da Staroup Jeans. Segundo a marca, um único jeans veste dos tamanhos 36 ao 44. Crédito: Divulgação

Na época, a empresa Botucatú Têxtil, dona da marca, pediu a concordata da Staroup e, por dificuldades financeiras, decretou falência em 2008. Cinco anos depois, a Racheltex, confecção de Capivari (Grande SP) que detém dez marcas populares, comprou a massa falida da empresa e contratou a estilista Natália Nicoletti para criar as coleções.

Croqui explicativo da calça. Crédito: Divulgação
Croqui explicativo da calça. Crédito: Divulgação

As roupas, como era de se esperar, são uma recordação do que a Staroup foi um dia e têm elementos próprios da moda da década de 1970.

Inicialmente, essas roupas só serão vendidas em multimarcas e redes varejistas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A ideia é produzir e vender 150 mil calças neste ano e, no próximo, aumentar para 200 mil o número de peças comercializadas. A empresa planeja, nos próximos anos, abrir uma loja Staroup em São Paulo.

MEMÓRIA

Uma das grandes campanhas da Staroup Jeans trazia os atores Lauro Corona e Lidia Brondi. Entre 1979 e 1980, com o sucesso da novela Dancin' Days, da Globo, a  marca pegou carona na época disco. Reprodução
Os atores Lauro Corona (1957-1989) e Lídia Brondi vestiam Staroup na novela Dancin’ Days (1978), da Globo. O sucesso do folhetim fez a marca pegar carona na era disco e fazer a dupla e todo o elenco da novela dançar de jeans. Reprodução