O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta quinta-feira (14) o nome da estilista Lenny Niemeyer como responsável pelo traje de gala do time brasileiro na Olimpíada do Rio, a ser realizada em julho na capital carioca.
A coleção da designer carioca, especializada em moda praia e símbolo de sofisticação nos balneários brasileiros, competiu com outros quatro projetos de estilistas, que não tiveram seus nomes revelados. As roupas femininas e masculinas desenhadas por ela serão usadas nas cerimônias de abertura e encerramento do evento.
O diretor da Luminosidade e fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, foi quem indicou o nome da estilista para o trabalho. A pedido do COB, ele já havia organizado uma competição entre designers e selecionado a grife paulistana Amapô para desenhar os uniformes do “time Brasil” nos Jogos Pan-Americanos do ano passado.
A rede de lojas populares C&A produzirá os uniformes criados por Lenny, que disse no comunicado ter se inspirado na natureza para conceber as peças esportivas.
Uma estampa com folhagens e penas nas cores verde, azul e amarela foi divulgada pelo comitê olímpico. A modelagem, de acordo com a estilista, seguirá o estilo “clássico e atemporal”. Tons de areia, inspirados no litoral brasileiro, foram usados nos uniformes.
Atletas como o judoca Victor Penalber, a ginasta Jade Barbosa e a canoísta Ana Sátila participaram das discussões para a escolha do estilista responsável por vesti-los.