O dia 28 de maio será movimentado na agenda de moda brasileira. A marca francesa Louis Vuitton confirmou a realização do desfile da coleção de cruise 2017 para a data e, apesar das apostas pelo Museu do Amanhã, na região central carioca, o local escolhido pelo estilista Nicolas Ghesquière para a mega-apresentação foi o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Estima-se que a grife trará na bagagem quase 800 convidados, entre editores de moda e celebridades internacionais. Três hotéis de Copacabana já tiveram quartos bloqueados para a chegada da comitiva francesa.
Ghesquière, entusiasta do legado de Oscar Niemeyer (1907-2012), arquiteto responsável pelo MAC niteroiense, emitiu um comunicado à imprensa dizendo que o prédio em formato de nave espacial o “inspirou de imediato” e que com coleção será possível “descobrir a visão de Oscar Niemeyer”.
O estilista já havia feito um desfile de cruise (tipo de coleção intermediária) em um prédio de traços futuristas. A coleção de cruise 2016 foi apresentada no ano passado na antiga casa do comediante Bob Hope (1903-2003) e de sua mulher, a cantora Dolores Hope (1909-2011), em Palm Springs, na Califórnia.
“Damos continuidade à jornada arquitetônica que é tão característica da maison Louis Vuitton”, disse Ghesquière. Sobre a escolha do prédio, o estilista afirmou que estar nele “é como ser transportado a uma associação onde a natureza, a geografia e a arquitetura reúnem-se”.
Para a pesquisa da coleção, toda inspirada no Rio de Janeiro, o estilista veio ao país em outubro para visitar pontos turísticos. Além do MAC, conheceu o museu Inhotim, em Minas Gerais, e andou pelos prédios históricos de Brasília.
Nos bastidores comenta-se que Ghesquière visitará o Rio mais uma vez, no final deste mês, para fechar detalhes da apresentação. A Louis Vuitton, uma das grifes mais poderosas do mundo, ainda não sabe se seu presidente da LVMH, Bernard Arnault, acompanhará o desfile.