Há uma safra recente de etiquetas cariocas que vivem além da faixa de areia da moda praia e dão fôlego ao mercado local. Apoiados na sustentabilidade, na afirmação da imagem solar e na revisão dos códigos de sazonalidade da moda, essas grifes apontam os caminhos do estilo carioca para os próximos. Veja quais são.
EVAPORE
O minimalismo despretensioso que é marca de grifes locais como Mara Mac e Maria Bonita também guia a estilista Paloma Guasque. Cartela enxuta e uma queda por alfaiataria definem sua nova coleção, intitulada Navegantes e que é inspirada no mar. Há tons terrosos e texturas produzidas a partir de um tecido com fios de garrafa PET encrustados nas tramas. É um tipo de moda que se aproxima do estilo urbano, mas com uma modelagem solta, matéria-prima leve e cores abertas.
GUTO CARVALHO NETO
Um dos destaques do primeiro dia do Rio Moda Rio, o baiano trabalha com a noção de atemporalidade. Além de as roupas seguirem um rigoroso processo de confecção, da escolha dos tecidos nobres ao acabamento minucioso, não são produzidas para uma única estação. Em seu último desfile, o da “coleção 4”, o estilista desconstruiu a imagem do sertão nordestino, pincelando couro em peças limpas, assimétricas e, por vezes, texturizadas. Preto e branco dominam o universo criativo do designer.
MARTU
A festa é dela e de suas clientes famosas, como a cantora Ivete Sangalo e a atriz Marina Ruy Barbosa. Marta Macedo, especialista em aplicar brilho e pompa aos vestidos das noitadas na zona sul carioca, comemorou os dez anos de sua marca com um desfile no Rio Moda Rio. Na passarela, a estilista colocou um compilado de peças estampadas ou forradas com pedrarias, combinadas a blusas detonadas típicas do estilo “podrinho chique” adotado pelas cariocas festeiras.
MIG JEANS
Manchas, rasgos ou sinais de uso não são motivos para descartar seus jeans. As sócias Isa Maria Rodrigues, Luana Depp e Mayra Sallie sacaram isso logo na faculdade e passaram a customizar jaquetas estocadas no armário e nos brechós do Rio. Logo a marca conquistou clientela fixa e virou uma das apostas da Malha, projeto de economia colaborativa que tem como sócio o diretor de marketing André Carvalhal, da Farm, e incentiva nomes do mercado a trabalhar coletivamente. O preço das peças reconstruídas é justo, não passa de R$ 200.
THE PARADISE
A grife de Thomaz Azulay (filho de Simão Azulay, fundador da Yes, Brazil) e do seu sócio, Patrick Doering, é uma injeção de cor e ânimo no mercado carioca. Mais do que moda praia, a dupla produz um estilo de vida baseado em muitas estampas, a maioria impressas digitalmente. As da última coleção, desfilada no Rio Moda Rio, são inspiradas nas culturas orientais e foram aplicadas em blusas, saias e calças leves – algumas podem ser usadas por homens e mulheres.