Desde que a versão de Baz Luhrmann para “O Grande Gatsby” (2013) ganhou um Oscar de “melhor figurino” com seus looks Prada e suas joias Tiffany & Co., Hollywood redescobriu a diferença que uma grife de moda pode fazer no guarda-roupa dos “blockbusters”. Ela não só ajuda a construir um personagem como também pode detonar tendências e salvar do esquecimento roteiros e atuações pouco memoráveis.
O americano Woody Allen, o espanhol Pedro Almodóvar e o italiano Luca Guadagnino provam entender a relação entre roupa e imagem ao promoverem uma “disputa” glamorosa entre os figurinos dos seus novos filmes, cujas etiquetas têm os nomes das marcas francesas Chanel e Dior.
Allen repete no longa “Café Society” a bem-sucedida parceria entre o filme “Blue Jasmine” (2013) e a Chanel. Os looks das atrizes Kristen Steawart e Blake Lively –protegidas do estilista Karl Lagerfeld– incluem joias e vestidos que remetem aos anos 1930, época de ouro da Hollywood retratada no filme e da carreira de Gabrielle “Coco” Chanel.
Peças de diamantes daquele tempo foram reproduzidas pela grife, que também abriu os arquivos para adaptar os looks pedidos pela figurinista do longa, Suzy Benzinger. Uma das joias mais impressionantes é “Pérolas da Noite”, um colar feito com 47 pérolas taitianas e 914 brilhantes.
No quesito luxo, os brincos “Tribale” e o prêt-à-porter da Dior usados no filme “Julieta” não ficam para trás. O diretor Pedro Almodóvar, que mantém parcerias de longa data com estilistas –o francês Jean Paul Gaultier é um dos preferidos do cineasta–, encomendou dois looks da grife para o personagem “Bea” (Michelle Jenner).
Ambos são da coleção de inverno 2016 da Dior, ainda sob a batuta do belga Raf Simons. A blusa de gola é estampada como uma estampa de bicho maximizada, que segue o padrão selvagem da temporada parisiense de 2015.
O vermelho, indispensável na filmografia de Almodóvar, aparece no paletó de abotoamento duplo com calça “pantacourt” (tipo de pantalona na altura da panturrilha). A bolsa que aparece numa das cenas do longa é o modelo Diorama, uma das apostas da marca para os próximos anos.
A grife também cuidou do guarda-roupa de Tilda Swinton no longa “A Bigger Splash” (ainda sem tradução e data de estreia no Brasil). O diretor Luca Guadagnino encomendou ao estilista Raf Simons uma série de roupas de seda para vestir a estrela do rock que a atriz interpreta. Os óculos escuros são da nova linha “Dior Futurist”.
O guarda-roupa é composto pelos óculos espelhados da linha “Dior Futurist” e por peças minimalistas que, em sua maioria, foram tingidas com cores neutras e construídas a partir de referências à indumentária dos anos 1950. Simons é um dos estilistas preferidos da atriz, que vestiu suas criações no filme “Um Sonho de Amor” (2009), também de Guadagnino.