Estilista Raf Simons assume direção criativa da Calvin Klein

Por Pedro Diniz

A grife americana Calvin Klein anunciou, na manhã desta terça-feira (2) e após quatro meses de boatos desencontrados, que o belga Raf Simons, 48, é o novo diretor criativo da marca.

Autor das melhores coleções da Christian Dior desde a saída de John Galliano da marca francesa, Simons substituirá os cargos do brasileiro Francisco Costa, 52, e do italiano Italo Zucchelli, 51, responsáveis, respectivamente, pelas divisões feminina e masculina da Calvin Klein até abril desde ano.

O CEO da marca, Steve Shiffman, disse ao site Business of Fashion que a entrada de Simons representa “um novo capítulo na Calvin Klein, que desde o próprio senhor Klein não era liderada por um visionário criativo”. Ele apresenta a primeira coleção no primeiro semestre de 2017.

Nome mais expressivo da renovação do minimalismo na moda contemporânea, corrente que, aliás, definiu o estilo propagado por Calvin Klein a partir dos anos 1980, Simons terá a missão de reposicionar a marca na elite da costura americana. E também manter os números em dia.

O faturamento de R$ 7 bilhões em 2015 pode não ter saído das coleções de desfiles – especula-se que roupas correspondam a R$ 700 milhões da receita –, mas peças de vestuário têm potencial para abarcar um montante maior das vendas se o marketing em torno da contratação de Simons repercutir em boas críticas como as que a Dior recebeu nos três anos em que o estilista ocupou o cargo máximo do estilo.

O grupo PVH, dono de todas as divisões da CK e de marcas como Tommy Hilfiger e Michael Kors, espera uma unidade criativa das linhas midiáticas, aquelas desfiladas em semanas de moda e em tapetes vermelhos. Porém, não deve mexer nas coleções “massificadas”.

A Calvin Klein Jeans, por exemplo, continuará sob o guarda-chuva do britânico Kevin Carrigan, atual guru do estilo urbano e sexy fundado por Klein.

O brasileiro Francisco Costa ainda não anunciou quais projetos da moda pretende executar a partir de agora. Em entrevista à Serafina, em 2014, deixou claro que deseja lançar uma marca própria, mas, à época, não tinha planos de concretizá-la.